FUNDAÇÃO PIEDOSO DOA PRODUTOS À CRIANÇAS DO CENTRO “GIORGIO ZULIANELLO

No âmbito da implementação dos projectos socias 2020, a Fundação Piedoso procedeu na passada sexta-feira 11 de Setembro, em M’banza Kongo, Província do Zaire, a entrega de cerca de mais de 3 toneladas de diversos produtos de primeira necessidade e material de apetrechamento da escola primária nº 271. Esta última, trata-se de continuidade, pois, a primeira acção feita nesta escola foi em Dezembro de 2019, por sinal também a primeira atividade da FP naquele território do país, faltando ainda a componente reabilitação infra estrutural da mesma escola, para o próximo ano 2021.

Procedeu a entrega dos donativos o Secretário Geral da FP Dr. Anacleto Mussungo, em representação de S. Excelência Presidente do Conselho de Administração, Dra. Margarida Ulisavo. Por força de calendário o Sr. Governador da Província do Zaire indicou para representa-lo, a Sra. Vice Governadora para o Sector Técnico e Infraestruturas, a Dra. Ângela Diogo que testemunhou a entrega dos referidos bens.

Os bens de primeira necessidade foram entregues ao centro de acolhimento Giorgio Zulianello, que existe desde 2003.

O centro foi concebido para acolher 35 crianças e é o único a nível daquela Província. Actualmente, acolhe 90 crianças com faixa etária dos dois meses aos 18 anos de idade, sendo 28 do sexo feminino e 62 masculinos, sete das quais da República Democrática do Congo (RDC) vítima de eventual tentativa de tráfico de seres humanos.

A instituição funciona sob tutela do Governo local, através do Gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, e sob gestão da igreja católica. Conta com 19 trabalhadores, entre educadores, vigilantes, cozinheiros, enfermeiros e auxiliares de limpeza e pessoal administrativo.

Por incidência pandêmica da COVID-19 que assola o Mundo e em particular o nosso país, o centro em referência atravessa inúmeras dificuldades, do ponto de vista da falta de alimentos, infraestruturas degradantes e com pouca capacidade de resposta da demanda.